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Unicamp: escreva um artigo de opinião para o jornal da sua escola



Como um(a) aluno(a) do Ensino Médio interessado(a) em divulgar no jornal da sua escola o que houve ( a atitude careta dos diretores) com a aluna Lara (que passa pela transição de gênero) na escola dela, lá em Fortaleza, no Ceará, escreva um artigo de opinião em tom indignado. Busque mostrar que as escolas precisam estar preparadas para recepcionar bem os alunos trans. 

‘’Há um ano a menina Lara, hoje com 13 anos e moradora de Fortaleza, no Ceará, reivindica ser tratada no feminino em todos ambientes e meios formais da escola onde estuda, a Educar Sesc de Ensino Fundamental. Isso porque a menina passa pelo processo de transição de gênero. Na terça-feira (21), último dia do ano letivo, a mãe da adolescente, a jornalista Mara Betariz Magalhães, foi chamada na unidade para uma reunião, e então soube que a filha não poderia mais se matricular para o próximo ano.
“Eu achei que era uma conversa para discutirmos melhorias, maneiras de aprimorar a experiência da Lara na escola. Mas não, fui recebida por uma coordenadora regional do Sesc que eu nunca tinha visto na escola, e que me informou que a unidade não iria renovar a matrícula, me aconselhando a procurar outro espaço”, conta a mãe.
A menina estuda na mesma escola desde os dois anos de idade, e assim que os pais anunciaram à direção e coordenação sobre o processo de transição de gênero, todos se mostraram solícitos (...).
 “Eles disseram que era o primeiro caso e que tudo era novo, mas que respeitavam e que iriam tentar se adequar.” Não foi o que aconteceu. A menina foi proibida de usar o banheiro feminino, e desde então vai ao banheiro na sala dos professores. Carteirinha e lista de chamadas não respeitam o nome social, contrariando resolução federal. “Lara se sentia constrangida, dizia que aquela não era ela. Nós conversávamos com a direção, e a resposta era sempre que eles iriam consultar o jurídico. Ainda assim eu não achei que fosse o caso de mudar de escola. Eu entendo que é uma situação nova para todos, acreditava que pudéssemos achar soluções juntos para questões novas.”
Na contramão do corpo docente da escola, os colegas respeitaram e acolheram Lara. Nas últimas semanas de aula cartas foram penduradas no mural em apoio à menina, e parabenizando por ser uma “garota forte”.
Após a repercussão do caso – Mara publicou o relato da reunião de expulsão da filha nas redes sociais, classificando como traumática -, o Sistema Fecomércio-CE publicou uma nota pedindo desculpas à família e dizendo que a matrícula de Lara está mantida para 2018. “O vice-presidente deles me ligou pedindo perdão. Eu perdoo, mas não sei se vou manter a Lara lá não. Também mantive a manifestação em repúdio à escola e vou manter o processo por danos morais. Não há o que pague a dor que sentimos, e tudo que ela está passando, mas irei manter como atitude pedagógica.”
Mara ainda conta que com a publicação do relato nas redes sociais tem recebido uma enxurrada de mensagens, boa parte mensagens de ódio ao fato dela como mãe apoiar e acolher a filha transexual’’. http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/adolescente-transexual-e-expulsa-de-escola-do-sesc/
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MATERIAL P RELER
Gêneros Textuais

Os gêneros textuais são classificados conforme as características comuns que os textos apresentam em relação à linguagem e ao conteúdo.
Existem muitos gêneros textuais, os quais promovem uma interação entre os interlocutores (emissor e receptor) de determinado discurso.
São exemplos resenha crítica jornalística, publicidade, receita de bolo, menu do restaurante, bilhete ou lista de supermercado.
É importante considerar seu contexto, função e finalidade, pois o gênero textual pode conter mais de um tipo textual. Isso, por exemplo, quer dizer que uma receita de bolo apresenta a lista de ingredientes necessários (texto descritivo) e o modo de preparo (texto injuntivo).
Tipos de Gêneros Textuais
Cada texto possuiu uma linguagem e estrutura. Note que existem inúmeros gêneros textuais dentro das categorias tipológicas de texto. Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.
Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura da narração é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
Alguns exemplos de gêneros textuais narrativos:
·         Romance
·         Novela
·         Crônica
·         Contos de Fada
·         Fábula
·         Lendas
Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor).
São exemplos de gêneros textuais descritivos:
·         Diário
·         Relatos (viagens, históricos, etc.)
·         Biografia e autobiografia
·         Notícia
·         Currículo
·         Lista de compras
·         Cardápio
·         Anúncios de classificados
·          
Os textos dissertativos são aqueles encarregados de expor um tema ou assunto por meio de argumentações. São marcados pela defesa de um ponto de vista, ao mesmo tempo que tentam persuadir o leitor. Sua estrutura textual é dividida em três partes: tese (apresentação), antítese (desenvolvimento), nova tese (conclusão).
Exemplos de gêneros textuais dissertativos:
·         Editorial Jornalístico
·         Carta de opinião
·         Resenha
·         Artigo
·         Ensaio


Os textos expositivos possuem a função de expor determinada ideia, por meio de recursos como: definição, conceituação, informação, descrição e comparação.
Alguns exemplos de gêneros textuais expositivos:
·         Seminários
·         Palestras
·         Conferências
·         Entrevistas
·         Trabalhos acadêmicos
·         Enciclopédia
·         Verbetes de dicionários
·          
O texto injuntivo, também chamado de texto instrucional, é aquele que indica uma ordem, de modo que o locutor (emissor) objetiva orientar e persuadir o interlocutor (receptor). Por isso, apresentam, na maioria dos casos, verbos no imperativo.
Alguns exemplos de gêneros textuais injuntivos:
·         Propaganda
·         Receita culinária
·         Bula de remédio
·         Manual de instruções
·         Regulamento
·         Textos prescritivos
Conheça mais gêneros textuais:
·         Anedota
·         Blog
·         Reportagem
·         Charge
·         Carta
·         E-mail
·         Declaração
·         Memorando
·         Bilhete
·         Relatório
·         Requerimento
·         ATA
·         Cartaz
·         Cartum
·         Procuração
·         Atestado
·         Circular
·         Contrato
VAMOS COMEÇAR PELO TEXTO DISSERTATIVO?
QUE TAL RETOMAR AS SUAS CARACTERÍSITICAS?
Estrutura do texto dissertativo
Publicado por: Sabrina Vilarinho em Textos dissertativos0 Comentários
O texto dissertativo é composto por três partes essenciais:

- Introdução:
https://t.dynad.net/pc/?dc=5550003218;ord=1511820530259

É um bom início de texto que desperta no leitor vontade de continuar a lê-lo. Na introdução é que se define o que será dito, e é nessa parte que o escritor deve mostrar para o leitor que seu texto merece atenção.

O assunto a ser tratado deve ser apresentado de maneira clara, existem assuntos que abrem espaço para definições, citações, perguntas, exposição de ponto de vista oposto, comparações, descrição.

A introdução pode apresentar uma:

- Afirmação geral sobre o assunto
- Consideração do tipo histórico-filosófico
- Citação
- Comparação
- Uma ou mais perguntas
- Narração

Além destes, outras introduções podem ser empregados de acordo com quem escreve.


- Desenvolvimento:

Na dissertação a persuasão aparece de forma explícita, essa se faz presente no desenvolvimento do texto. É nesse momento que o escritor desenvolve o tema, seja através de argumentação por citação, comprovação ou raciocínio lógico, tomando sua posição a respeito do que está sendo discutido.

O conteúdo do desenvolvimento pode ser organizado de diversas maneiras, dependerá das propostas do texto e das informações disponíveis.

- Conclusão:

A conclusão é a parte final do texto, um resumo forte e breve de tudo o que já foi dito, cabe também a essa parte responder à questão proposta inicialmente, expondo uma avaliação final do assunto.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/estrutura-texto-dissertativo.htm

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